Este é um tema sobre o qual os nossos clientes têm sempre algumas dúvidas. Há sempre cuidados a ter na hora de fazer uma limpeza ao seu tapete e fazer com que a sua durabilidade seja longa. Focando-nos nestes dois temas deixamos-lhe alguns conselhos!

IAS Tapeçarias - Dicas

  • Aspirar semanalmente, sempre no correr do pêlo, e nunca bater o tapete nem o fazer deslizar em superfícies com texturas.
  • Arejar o tapete frequentemente para evitar as traças e pequenos lixos diários acumulados.
  • Anualmente faça uma limpeza rigorosa ao seu tapete/carpete para que a sujidade não se entranhe em demasia.
  • A IAS Tapeçarias aconselha uma limpeza profissional uma vez por ano.
  • Na lavagem, tenha em atenção aos materiais que compõem o tapete e siga as instruções específicas apresentadas na etiqueta.
  • Não mantenha os seus tapetes expostos à luz ou ao calor durante um longo espaço de tempo para evitar o aparecimento de manchas.
  • A cada seis meses rode o seu tapete – ou carpete – 180º para uniformizar o desgaste. Se possível, não o mantenha no mesmo local durante muito tempo, principalmente, se este tiver muito movimento diariamente.
  • Não use produtos de limpeza sem pH neutro na limpeza dos seus tapetes.
  • Antes de lavar o seu tapete, primeiro aspire e só depois é que o deverá lavar.
  • Não colocar o tapete se o chão estiver molhado, ou mesmo húmido, para evitar o aparecimento de bolores no tapete.
  • Enrolar o tapete e juntar um produto anti-traça (naftalina) sempre que o tapete não é utilizado durante um período largo de tempo.
  • Nunca coloque o tapete enrolado na posição vertical durante muito tempo para não desgastar os acabamentos.
  • Enrole o seu tapete juntamente com um tubo de cartão para prolongar o seu estado de conservação.
  • Mensalmente poderá passar um pano húmido na direção do pêlo do tapete para que este se mantenha limpo durante mais tempo.
  • Sempre que lavar o seu tapete/carpete em casa, coloque-o sempre a secar com a parte traseira direcionada para o sol para que este tenha uma secagem mais rápida e, evitar que a cor esteja exposta diretamente ao sol e ao calor.
  • Caso faça uma lavagem do seu tapete/carpete com água e detergente, enrole o tapete e coloque-o (se possível) na diagonal (por exemplo, numas escadas) para que o excesso de água vá saindo pelos topos do tapete. Nunca coloque uma carpete encharcada e enrolada na posição vertical. O peso pode danificar os acabamentos laterais.


Tamanho ideal e Guia de colocação

Um tapete acrescenta a um espaço não apenas cor, padrão ou textura. Visualmente, ajudam a conjugar móveis e definir espaços. Funcionalmente, protegem pisos, absorvem o ruído e conferem aconchego.

 

Medida ideal
Para sabermos o tamanho certo de um determinado tapete ou carpete temos de ter alguns fatores em consideração: dimensões do local em questão e móveis que fazem parte dessa mesma zona.

Fique com alguns conselhos que a IAS Tapeçarias tem para lhe dar:

 

Sala de estar
Nesta divisão da casa, tenha em atenção não só à estética do tapete mas também à sua funcionalidade. As duas primeiras imagens (abaixo apresentadas) representam a maneira correta de posicionar o tapete na sua sala, de acordo com a disposição do sofá e restante mobiliário.
As duas imagens seguintes indicam-nos os erros mais comuns quando compramos tapetes demasiado pequenos. Imagine que gosta de estar em casa a ver televisão num ambiente mais relaxado e sem usar calçado. Se o seu tapete estiver afastado do sofá, os seus pés irão estar apoiados no chão desprotegido. Por isso, tente sempre manter o tapete encostado ao sofá.

Um outro conselho é ter o tapete debaixo do sofá ou móveis porque estes fazem com que o tapete se mantenha fixo ao chão.

 

Lembre- se que a zona da sala de estar é uma zona de relaxamento. Certifique-se que compra um tapete com o tamanho certo para definir bem o seu espaço.

IAS Tapeçarias - Dicas

Sala de jantar
Uma área da casa que também requer algum cuidado na escolha da medida da sua carpete é a zona de jantar.

Não importa que escolha uma carpete maior que a sua mesa. É sim importante ter atenção, se as cadeiras ficam dentro da carpete quando está sentado/a. Lembre-se que uma carpete demasiado pequena pode fazer com que a cadeira balance e fique desnivelada.

Duas desvantagens desta escolha são: fica deselegante esteticamente e, se a altura do pêlo for alta, torna-se desconfortável estar sentado devido aos apoios de trás da cadeira não estarem ao mesmo nível que os apoios da frente.

IAS Tapeçarias - Dicas

 

Quarto
Ofereça aos seus pés uma superfície macia para os pousar todas as manhãs e torne o seu quarto num espaço mais acolhedor. Tenha sempre cuidado na escolha dos seus tapetes: certifique-se que são suficientemente grandes para os lados e frente da cama.
Para estes casos a IAS Tapeçarias disponibiliza na sua loja online, conjunto de tapetes para esse efeito.
Como ilustra a imagem, utilizar carpetes é sempre uma boa opção: temos mais conforto à volta da cama e define aquela zona em específico deste espaço.

…em atualização!